Para quem está começando um negócio em franquias é importante entender o funcionamento do começo ao fim. Além de estudar sobre os seus direitos, o tipo de apoio recebido da franqueadora, entender como a marca funciona, é interessante aprender um pouco mais sobre as principais taxas que envolvem o negócio entre franqueado e franqueadora.
Uma delas é a taxa de franquia, investimento que o franqueado faz para ter direito do uso da marca e que é realizado logo na assinatura do contrato. Na Enjoy, por exemplo, a taxa de franquia permite que o franqueado possa adquirir a transferência de 14 anos de know-how e todos os benefícios e vantagens que a marca proporciona.

A taxa, que também pode ser considerada como a taxa inicial, é realizada em pagamento único. No caso da renovação do contrato entre as duas partes após o período acordado inicialmente – que geralmente é de cinco anos, pode ser gerada uma nova cobrança.
Com o pagamento dessa taxa inicial, dependendo da marca adquirida, o franqueado tem acesso ao seu programa de treinamento, suporte para dar início ao negócio, além de outros tipos de assistência para que possa iniciar a operação. O valor varia de acordo com o tipo de operação escolhida – se é uma minifranquia, home based etc.
Outra taxa comum é o que se refere ao fundo nacional de marketing. Essa é uma taxa recorrente, que acontece com um valor fixo mensal (que pode ser correspondente de 2% a 5% do faturamento bruto da unidade) com objetivo de divulgar a marca da rede. Com ela, são realizadas ações de propaganda e marketing, como divulgação de produtos e serviços nos meios de comunicação, campanhas publicitárias nas multimídias, entre outros.
Com o Fundo Nacional de Marketing, uma rede de franquias consegue aumentar sua exposição, dando mais visibilidade ao seu nome e, por consequência, gerando mais interesse por parte do consumidor. Ações de propaganda e marketing podem contribuir para que aumentar o volume de negócios, fazendo com que a economia gire.
E, também mensal e cobrada sobre o faturamento bruto da unidade, existe a taxa de royalties. Ela se refere ao uso da marca pelo franqueado, ou produto e serviço vendido. O valor da taxa pode variar de acordo com o segmento de atuação da rede e inclui, além do uso da marca, a tecnologia ofertada pela rede franqueadora, ações, eventos, pesquisa e desenvolvimento de novos produtos e muito mais.
Vale lembrar que cada rede tem um jeito próprio de trabalhar e que as taxas e o suas aplicações podem variar de uma para a outra. Na Enjoy, por exemplo, não cobramos taxa de publicidade da rede. Por isso, quanto mais informações você tiver em mãos antes de fechar negócio, mais seguro vai estar – não tenha medo de perguntar.
Nós da Enjoy estamos prontos para te ouvir e te ajudar a tirar o sonho de empreender do papel. Entre em contato conosco e conheça todas as vantagens de ser de nossos franqueados.