O famoso networking é indispensável na vida de qualquer empreendedor. Muitos acreditam que ele está relacionado apenas a meetings e eventos, e enxergam esses convites como um verdadeiro pesadelo. Mas você sabia que essa é uma chance para as franquias e empresas ampliarem ao máximo as oportunidades de negócio?
Empresários e empreendedores admitem que aqueles que sabem explorar da melhor forma seus relacionamentos voltados para sua marca são os mais bem-sucedidos.
Estar em contato constante com outros profissionais do setor vai muito além de distribuir cartões de visita ou se aproximar pelas redes sociais. Para que o networking seja efetivo e dê bons resultados é importante se aproximar de pessoas em que você enxerga importante potencial para o futuro, tanto como um parceiro no negócio ou até mesmo como um fornecedor ou um possível funcionário.
O networking é sim uma ferramenta em constante crescimento e bastante eficaz, principalmente para as empresas de serviços. É nessa rede de contatos que é possível mostrar tudo o que seu negócio oferece criando novas oportunidades e recomendações. “O principal é enxergar o networking como um servir, antes de tudo. Se faça prestativo e construa relacionamentos. Muita gente não desenvolve seu networking porque só tem interesse financeiro ou em seus próprios benefícios acima da construção do relacionamento. Porém é importante lembrar: quem não vive para servir, não serve para viver” afirma Denis Sá fundador da Enjoy Franchising.
Uma boa dica é ampliar o relacionamento também para outros segmentos, sem gerar concorrência, mas que tenham como foco o mesmo público alvo do seu negócio. Construir amizades motivadas por interesses mútuos e cultivando conexões genuínas, podem ampliar a visibilidade do seu negócio. Assim é possível promover parcerias engajadas onde pessoas que não tinham conhecimento do seu negócio passem a ter e a se interessar.
Com o tempo, essa troca se torna automática e seu capital social fica cada vez mais valioso formando relacionamentos sólidos.
É importante analisar que a força do seu networking depende mais da qualidade das conexões estabelecidas do que da quantidade de pessoas que participam dela. Quando estiver em uma palestra ou workshop, demonstrar interesse em construir novas conversas, por exemplo, é essencial e pode abrir portas para oportunidades de crescimento de curto, médio ou longo prazo.
O bom empresário é aquele que faz de qualquer lugar um encontro para novas possibilidades!