Imposto em meio a pandemia e ao isolamento social, o home office se tornou saída para que empresas de diversos setores não precisassem parar suas atividades. Um computador, uma mesa e uma cadeira já eram suficientes para que os funcionários pudessem efetuar suas funções sem precisar sair de casa. O que ninguém esperava é que essa mudança se tornaria o novo normal de atuação dos funcionários.
Esses últimos 3 meses viraram de cabeça para baixo a rotina de muitas pessoas. Agora em casa por mais tempo, as relações familiares mudaram, se tornando ainda mais afetivas e intensas. A verdade é que, para muitos funcionários e colaboradores que conseguem trabalhar apenas com o computador, a ideia de voltar para o escritório não é de grande agrado.

O que poucos imaginavam é que para os muitos empresários essa saída vem sendo muito positiva. Sem trânsito, transporte público ou deslocamento, o rendimento de muitos funcionários vem aumentando cada vez mais. Executivos estão atentos com a adaptação definitiva de seus colaborares em casa e mantê-los saudáveis é uma regra do novo normal.
Porém, a maior dificuldade encontrada por todos que estão em home office é uma só: a organização. Como organizar o trabalho em casa com a família, filhos, cachorros, almoço, jantar e afazeres de casa? A lista é enorme e ainda inclui reuniões e entregas de demandas. Mas se o home office é o novo normal em muitas empresas que estão adotando de forma definitiva, o que fazer para se organizar?

A melhor saída é encontrar um meio termo que atenda adequadamente tanto a empresa quanto o colaborador. A mudança de local de trabalho vem junto com diversas adaptações que devem ser um consenso entre funcionário e empregador: computador, internet e outras ferramentas essenciais para o trabalho devem ser oferecidas pelo empregador. E, em troca, o funcionário precisa ver um novo ambiente em sua casa como um local de trabalho, fazendo com que nada atrapalhe o seu desempenho e atenção no que está sendo realizado.
Principalmente para multinacionais e grandes franquias o home office veio para ficar e pode ser positivo para os dois lados. Além de oferecer conforto e comodidade para os funcionários, também traz redução de custos e um resultado de produtividade maior para os empregadores. Agora, o objetivo é se adaptar a mais essa mudança forçada pela pandemia. É o nono normal que veio para ficar.