Em quanto tempo uma franquia dá retorno sobre o investimento, o chamado payback, para o empreendedor? A resposta é: depende. São muitos os fatores que influenciam os resultados financeiros de uma franquia, a começar pelo modelo escolhido, o segmento de atuação, a aderência do mercado consumidor, entre outros.
Mas é claro que ninguém começa um negócio sem ter uma perspectiva e metas pré-estabelecidas que contribuam para que o empreendedor saiba o que pode esperar do futuro. O empreendedor deve estudar as suas possibilidades financeiras, comparar as vantagens oferecidas pelas franqueadoras, analise bem o plano de negócios e avaliar se o tempo médio da taxa de retorno da marca escolhida está dentro do esperado.

O cálculo da taxa de retorno de uma franquia leva em consideração o faturamento médio mensal e os custos operacionais. A partir do cálculo dessas duas variáveis, o empreendedor obtém o lucro líquido mensal médio e, a parti dele, pode calcular o tempo necessário para restituir o valor inicial investido.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de porte menor (micro franquias, franquias baratas e franquias de baixo custo) são as que dão retorno mais rápido para o investidor já que exigem investimentos iniciais menores, com prazos de 3 a 18 meses.
Do total de redes de franquias com mais de um modelo de atuação, 29% levam de 12 a 18 meses para restituir o valor investido inicialmente e 41% das micro franquias se encaixam nesse período.
Normalmente, as redes de franquia já têm uma estimativa média para que o retorno do investimento aconteça para o empreendedor. Mas, é sempre interessante um alinhamento de expectativa e ter em mente que fatores externos podem influenciar no resultado e fazer com que ele não aconteça no prazo estimado.
Por outro lado, a dedicação do empreendedor ao negócio somado ao apoio da franqueadora para pontos importantes de estratégia de marketing, comercial, operação e gestão podem ser decisivos para que o retorno aconteça o mais breve possível. Quanto mais dedicado ao negócio, maiores são as chances do sucesso da empresa.