As novas tendências do mercado estão diretamente ligadas às gerações que elas pertencem. Os mais profundos estudos de marketing enxergam que o consumo de livros, agora consumidos como e-books, por exemplo, filmes e séries, e até mesmo a alimentação são regrados às gerações a que pertencem os seus consumidores.
Então para entender o consumidor, saber o que ele busca, é preciso entender o cenário da sociedade atual que ele está inserido. A geração que nasceu entre 1997 e 2010, conhecida como Geração Z, ou centennials, é altamente conectada e atenta às questões de sustentabilidade. Quem saber de onde vem o produto, quem plantou quem colheu, como foi transportado. Ética é regra número 1 para eles. As empresas interessadas em conquistar esse público, precisam entender que a transparência, o jogo limpo, é o caminho mais assertivo.
Já as gerações X e Y, chamadas de baby boomers, nascidos entre 1945 e 1964, foram criados com muita rigidez e disciplina e são obstinados pela realização pessoal. O trabalho é foco central e valorizam estabilidade financeira e, principalmente, tem aversão a grandes mudanças. Mas é um público ativo e consumista.

Hoje, o grande diferencial de uma empresa é ter empatia com o consumidor, conversar com ele, mostrar claramente os diferenciais, preocupar-se com suas necessidades e oferecer um produto ou serviço que atenda suas necessidades. “Adaptar-se a todas as gerações é o caminho para qualquer empresário de sucesso. Impossível focar apenas em um público, pois ao lado dele tem pais, irmãos, tios, primos, amigos, chefes, enfim, uma sociedade que também atua no cotidiano e que influência no seu consumo”, explica Denis Sá, cofundador da Enjoy Inglês Profissionalizante.
É fundamental acompanhar os passos das gerações e suas exigências como consumidores. “À medida que nos dedicamos a entender suas necessidades, percebemos que o resultado gera um incentivo para a franquia em continuar procurando métodos inovadores que contribuem para o desenvolvimento dos alunos, sempre os incentivando”, conclui Sá.
Conheça agora mesmo a rede de Franquias Enjoy clicando aqui!