Começar um novo negócio é um desafio: são muitas as etapas a serem percorridas desde a concepção da ideia, documentação, até a entrada em operação. A melhor maneira de economizar tempo e se manter com foco no caminho é contar com um plano de negócios bem delineado.
O plano de negócios é uma espécie mapeamento que guiará o empreendedor na sua jornada e indicará quais são os passos que devem ser seguidos. Com ele, o objetivo é mitigar possíveis riscos.
Será que para quem vai investir em franquias o plano de negócios é importante? A resposta é: sim. O plano de negócios é importante para todos os modelos de negócio, independente do setor de atuação, já que contribui para que o empreendedor organize as suas ideias, defina seus objetivos e escolha as melhores estratégias de atuação.
Um bom planejamento ajuda o empreendedor a validar se a sua ideia é, de fato, uma boa ideia, se existe mercado compatível para o seu produto ou serviço, analisar a sua concorrência.
Uma das ferramentas mais utilizadas para isso é o Business Model Canvas. A ferramenta se tornou queridinha dos empreendedores por ter uma apresentação bastante visual e intuitiva, que facilita a compreensão da construção do plano de negócios.
O Canvas é apresentado em um quadro, dividido por temas como parcerias chave, atividades chave, recursos chave, proposta de valor, relação com clientes, canais, segmentos de mercado, estrutura de custos e fontes de renda. Depois de preencher cada lacuna, o empreendedor terá um raio-x com as informações mais relevantes para tirar do papel a sua empresa. E melhor: pode (e deve) ser atualizado sempre que necessário, de acordo com o processo de desenvolvimento.
No caso específico de quem vai investir em franquias, a tarefa é ainda mais fácil, já que a franqueadora poderá fornecer a maior parte das informações necessárias sobre como e onde atuar para que o negócio prospere, além de acompanhar cada etapa da jornada do empreendedor rumo ao sucesso.
Na Enjoy não é diferente: nós acreditamos que o sucesso do franqueado é o nosso sucesso e é por isso que utilizamos a gestão compartilhada: disponibilizamos nossos consultores e diretores para interagirem com os franqueados e colaboradores das nossas unidades, mantendo assim a proximidade e cooperação.