Apesar de parecerem semelhantes, os negócios de franchising (franquias) e licenciamento de marca são duas coisas diferentes. Nós vamos te apresentar informações que você entenda melhor qual é cada um dos modelos do negócio e, com base nessas informações, possa tomar a decisão de qual é o mais adequado para o seu momento.
A Lei de Franquias define franquia empresarial como sendo o sistema onde o franqueador autoriza que o franqueado que utilize a sua marca e outros objetos de propriedade intelectual, além do uso de métodos e sistemas de implantação e administração do negócio ou sistema operacional.

Na prática, o franqueador autoriza que o seu franqueado possa abrir um negócio que, além de levar o nome da sua rede, usa toda a metodologia utilizada pela franqueadora para administrar o seu negócio seguindo um padrão de atuação que comprovadamente já deu certo. Nesse quesito o franqueado pode utilizar ferramentas importantes como softwares de gestão, material didático, peças de marketing, uniformes padronizados, entre outros.
Já o licenciamento é, basicamente, o direito de uso de uma marca. A Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens esclarece no seu site que o licenciamento é o direito de utilização de propriedades intelectuais pertencentes a uma pessoa ou empresa para aplicação em produtos, promoções, eventos.
Para entender de uma forma mais fácil, é só pensar naqueles personagens famosos como o Mickey e o Pateta, por exemplo.