Já parou para pensar que, às vezes, tudo o que você precisa fazer para focar mais nos estudos é confiar no gosto de algum jovem com canal no YouTube? É essa aposta que os millenials estão fazendo, principalmente durante a pandemia. Os canais de lo-fi estão crescendo cada vez mais na internet e ajudando os jovens a se concentrar no trabalho e nos estudos.

Mas antes, vamos explicar o que é a música lo-fi: o termo vem do inglês low fidelity – baixa fidelidade. Quando um artista não possui condições para bancar grandes produções, geralmente sua arte fica limitada. Sempre acompanhado de uma ilustração de uma garota de anime sentada na mesa, fazendo anotações, lendo um jornal e olhando para a janela, o lo-fi possui a característica da leveza e da simplicidade, e por ser livre de vocais, tem sido muito procurada para auxiliar a manter o foco durante o home office e os estudos em casa.
Esse estilo ficou famoso entre os millenials antes da pandemia. Talvez por já levarem uma vida agitada com todas as pressões e cobranças da vida acadêmica e profissional que sempre os deixaram ligados. No entanto, o coronavírus forçou uma procura mais abrangente por métodos que aliviam a ansiedade e trazem mais poder de foco. O lo-fi já está chegando aos ouvidos de outras gerações.
Em conversa com Denis Sá, cofundador da Enjoy Inglês Profissionalizante, o empresário afirma que “qualquer alternativa para ajudar os jovens a manter o foco nos estudos durante este cenário é válida”. “O lo-fi vem ganhando muitos adeptos e, em sua maioria, os millenials que sofrem com o confinamento, a dificuldade de concentração e a ansiedade. O ponto chave disso é que está se formando uma comunidade não só de apreciadores, mas de produtores do estilo no Brasil, onde as pessoas podem trocar ideais, técnicas e experiências no meio de uma fase caótica que estamos enfrentando”, conclui.