Líder do grupo Negritude Júnior, fundador do Instituto Casa da Gente, apresentador de emblemáticos programas e quadros na TV, como Domingo da Gente e Dia de Princesa, vereador na maior cidade do Brasil e proprietário de emissora de TV. Todas essas credenciais se referem a diversos momentos da vida de José de Paula Neto, conhecido em todo o país como Netinho de Paula.
Agora, aos 49 anos, ele acaba de assumir um novo desafio. Netinho é o novo garoto-propaganda da rede de escolas Enjoy Inglês Profissionalizante, que conta com mais de 50 unidades no Brasil. A marca estampará a imagem do músico em seus canais digitais e em alguns meios offline.
“O Netinho tem uma identidade muito parecida e sabe falar com nosso público, jovens das classes C e D. Ele simboliza superação, provando que não importa de onde você vem, é possível”, explica Denis Sá, diretor da rede de franquias.
Como parte do planejamento de suas campanhas de marketing, a rede realizou, durante o primeiro semestre deste ano, uma pesquisa que envolveu a participação de clientes, parceiros e funcionários para que pudesse levantar nomes alinhados ao DNA da marca. “Nos resultados, o nome de Netinho de Paula apareceu forte”, revela o executivo.
A parceria, que inicialmente seria exclusivamente voltada para o uso da imagem para campanhas publicitárias, acabou avançando para novos investimentos, e Netinho decidiu ingressar na rede como franqueado. Sua unidade deverá ser inaugurada dentro de alguns meses em Fortaleza (Ceará), onde o artista mantém outros negócios, como uma emissora de TV.
“A história de superação dos fundadores da Enjoy tem tudo a ver com a minha origem. Isso gerou uma conexão imediata. Outro fator que me fez aproximar e querer estar vinculado à marca é o público o qual as escolas atendem. É o mesmo com o qual eu sempre trabalhei, como artista ou agente público. A terceira razão que contribuiu para eu investir é que pude ver tudo às claras e enxergar que é um negócio muito rentável”, explica Netinho.
Sobre a marca
Fundada em 2006, a Enjoy Inglês Profissionalizante é uma rede de escolas que atua com um formato único no Brasil, proporcionando a alunos de 11 a 18 anos – das classes C e D – o aprendizado do idioma aliado a outras áreas do conhecimento, como Marketing Digital, Programação e Design Gráfico, além de oferecer acompanhamento e desenvolvimento comportamental. Ao final do curso, o educando desenvolve um trabalho de conclusão (Programa Jovem Empreendedor), no qual simula a criação de uma empresa, com elaboração de business plan, planilhas orçamentárias, planos de marketing e comercial etc. Toda a apresentação é realizada em inglês. Como parte do investimento em responsabilidade social, a marca oferta cerca de 15 mil vagas gratuitas em alguns cursos, com como foco em jovens das classes C e D, especialmente estudantes de escolas públicas. Em 2016, aderiu ao sistema de franchising, e hoje conta com 52 unidades comercializadas.
Fonte: Abc da Comunicação