O sucesso de um negócio passa por como o empreendedor trabalha com a sua equipe. Não basta apenas saber delegar tarefas e cobrar que os colaboradores cumpram as metas do mês. É preciso saber inspirar!
No mundo corporativo tem se falado muito sobre a diferença entre ser líder e ser chefe: enquanto um manda fazer, o outro orienta, mostra o caminho e, se necessário, coloca a mão na massa. A mentalidade e a forma de agir é o que os diferencia.
Você já refletiu sobre como tem se posicionado? Essa é uma reflexão interessante para se fazer quando se pensa no futuro da sua franquia e do seu negócio já que a maneira como você trabalha com a sua equipe influencia todo o clima organizacional e, consequentemente, a forma com que os seus clientes serão recebidos.

Colaboradores satisfeitos tornam-se embaixadores da marca: atendem melhor os clientes, sentem orgulho de pertencer à empresa, aderem à cultura organizacional, vestem a camisa. Já os insatisfeitos…
Se você tem dúvidas de como agir com a sua equipe, lembre-se que o líder é aquele que aproxima. motiva a equipe e mantêm seus colaboradores engajados. Nós separamos algumas dicas para você desenvolver a sua liderança e fazer da sua franquia um verdadeiro sucesso!
Invista na sua liderança
Algumas pessoas nascem líderes natos, outras precisam se desenvolver. Independente de qual seja o seu caso, invista em você com leitura de bons livros sobre o tema, participe de cursos, assista palestras, veja vídeos que estão disponíveis na internet. Muitos experts no assunto compartilham dicas gratuitas e diárias em redes sociais como o Instagram, pode ser um começo para se aprofundar no assunto.
Aproxime-se dos seus colaboradores
Você sabe quem são as pessoas que fazem parte do seu time? Conhece a história deles, seus sonhos, suas habilidades? Tornar a relação mais humana e pessoal é importante para criar laços de confiança.
Também é uma forma de saber como você pode contribuir para a evolução do seu liderado ou quando algo não vai bem. As pessoas tendem a se sentir mais confortáveis quando sentem liberdade para dizer aquilo que pensam.
Guie a equipe pelo caminho do sucesso
O papel da liderança é indicar qual caminho a equipe deve seguir para que os objetivos sejam conquistados. Isso significa compartilhar conhecimentos e experiências que podem evitar problemas, resolver conflitos, encurtar caminhos e que podem ser replicados por todos.
O conhecimento, quando é compartilhado, não diminui, mas multiplica. Cria um ciclo virtuoso entre os profissionais.
Você tem boas dicas de liderança? Compartilhe com a gente!