A pandemia forçou as empresas a adaptarem os programas de aprendizado e habilidades dos funcionários. Tudo isso acompanhado pela digitalização. Neste momento, o processo de treinamento no ambiente digital deve aproveitar todas as opções que a tecnologia permite, indo muito além da produção de conteúdo e compartilhamento.

“O aprendizado digital precisa ser personalizado, dentro do fluxo de trabalho e não apenas focado nas ferramentas. Com a pandemia, programas presenciais e datas definidas para treinamento caíram por terra nas empresas. Dessa forma, o melhor jeito de investir na capacitação é criar eventos durante o fluxo cotidiano de trabalho”, explica Denis Sá, cofundador da Enjoy Inglês Profissionalizante.
Michele Parmelee, vice-CEO e líder de Pessoas e Propósitos da empresa Deloitte Global, liberou um artigo com 4 dicas de treinamento para os funcionários que vão além dos cursos nas plataformas digitais. Confira:
1- Desenvolvimento personalizado
Devido a flexibilização de horários e rotinas de trabalho do home office, os programas de treinamento devem abrir mão de uma estrutura rígida e focar na personalização e no aprendizado sob demanda. Entretanto, para obter sucesso, essa estrutura exige que os meios para acessar o aprendizado estejam claros para os funcionários, com canais de comunicação imediatos com os líderes e um espaço digital com uma boa experiência ao usuário.
2- A verdadeira aprendizagem digital
Em um cenário pré-pandemia, os ensinos digitais nas empresas eram apenas complementos dos programas presenciais. Atualmente, com a digitalização forçada, o desafio das empresas é melhorar o aprendizado à distância para levar os benefícios de encontros presenciais – colaboração, storytelling e impacto – para o espaço digital.
3- Menos foco nas habilidades técnicas
O objetivo agora são as chamadas soft skills – habilidades leves, em português. Elas consistem em reforçar a inteligência emocional e capacidade de adaptação. Essas são características que garantem o sucesso de uma habilidade técnica.
4- Usar a tecnologia para promover o fluxo de aprendizagem
É necessário suprir todas as opções que a tecnologia permite, transcendendo as barreiras de produção de conteúdo e compartilhamento. A empresa deve aderir plataformas que tenham mecanismos digitais amplos, garantindo o sucesso do aprendizado.