O mundo dos negócios é lotado de expressões e conceitos modernos responsáveis por ditar as novas modas. É claro que não seria diferente com o atual cenário imposto pela pandemia. Já considerado tendência para empresas se diferenciarem, a concepção de propósito, algo aparentemente subjetivo, pode determinar o sucesso de uma empresa.
Divulgado no fim do ano passado, o 2020 Global Marketing Trends, relatório da Deloitte Insights, revela que, em meio a tanta tecnologia neste ramo, empresas conectadas ao ser humano se destacam aos olhos dos clientes.

Todas as empresas no mundo sabem como oferecer, produzir e os motivos pelos quais seus serviços merecem destaque no mundo. Entretanto, são poucas as que entendem o porquê. Resumo da ópera: para obter êxito no seu negócio, basta compreender que produtos e serviços são o que a companhia faz, o processo é o como e o propósito é o porquê.
Cada vez mais empresas com propósito provam que ter uma razão para existir faz toda diferença no ramo de empreendedorismo. Não é só pelo dinheiro. Ter um propósito garante uma conexão entre a organização e a sociedade, envolvendo crenças e motivações que explicam o que move a humanidade e compõem uma empresa. Trata-se de buscar um impacto positivo no mundo e que ativamente influencie a vida das pessoas.
Em conversa com Denis Sá, cofundador da Enjoy Inglês Profissionalizante, o empresário afirma que “o cliente compra não porque o produto ou o serviço é o mais barato, mas porque se identifica com o negócio”. “Para funcionar de verdade, o propósito precisa ser autêntico, ir além do discurso e gerar ações reais e contínuas”, explica.
É importante ter em mente a partir de agora que a história de lucro a qualquer custo não comove mais os profissionais, assim como também não gera os mesmos resultados de antigamente. Claro que toda empresa possui fins lucrativos, mas com o amplo cenário de novas ideias, conceitos e tecnologia, existe uma infinidade de maneiras de se chegar a um determinado objetivo.