Se você possui uma empresa, certamente já parou para pensar em quem consume seus produtos e qual seria o cliente certo para você. Pode parecer loucura querer escolher clientes, afinal, o foco é atrair o maior número de pessoas, certo? Errado. O seu negócio pode ser pouco estratégico se você atira para todos os lados. Conquistar um cliente com assertividade pode dar mais resultados que um cliente aleatório.

É por isso que é necessário pensar no seu “perfil de cliente ideal” (ICP, na sigla em inglês). E para entender seus clientes, é preciso primeiro entender o mercado. Confira abaixo dicas para descobrir seu ICP:
1) Visão Macro
Antes de tudo, é preciso ter uma visão geral do cliente. Não basta só focar em alguns aspectos gerais, é bom pensar em características e preferências específicas. O correto é criar uma pessoa ideal, com gostos e expectativas.
2) Proximidade
Quem estiver mais perto dos clientes vence. Quem não é visto, não é lembrado. E isso se faz com empatia, para assim criar credibilidade de marca. Além disso, entender seus clientes é essencial para ter um produto pelo qual as pessoas queiram pagar. É preciso se colocar no lugar deles para entender quem são e com o que se importam.
3) Contexto
Muitas empresas iniciam o processo de ICP criando personas – isto é, personagens fictícios – de clientes com base em dados demográficos e psicográficos, incluindo atitudes, valores e interesses. Mas o contexto também importa. Devemos saber como suas empresas operam, como é seu dia, de que eventos participam, quem segue nas redes sociais, quais produtos e serviços usam e gostam. Esse conhecimento te ajudará a escolher o segmento de clientes ideal para atingir, com atitudes, valores e crenças que se alinham com a sua organização.
4) Identifique perfis
Dependendo do produto, vai sempre existir um comprador óbvio. Seu cliente ideal é sempre quem tem um problema e está pronto, disposto e capaz de comprar seu produto. O ideal é que essa pessoa já tenha noção do problema que tem e procure uma solução. Se você tem um pet shop com produtos entre 100 e 300 reais, por exemplo, o perfil ideal é quem tem renda para pagar por esses produtos e hoje busca brinquedos e produtos para seu pet.
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