Gradativamente o mundo vai voltando ao ‘novo normal’. No Brasil, muitas cidades já liberaram muitas atividades e os negócios começam a abrir suas portas tomando todos os cuidados exigidos. Mas essa retomada tem mostrado que o consumidor mudou, tem novos hábitos, novas rotinas, que não foi só o comércio que enfrentou essa pandemia. O cidadão sozinho em casa teve que se adaptar também, adotou o delivery, as aulas on line e o ecommerce, por exemplo.

Uma das lições que aprendemos com outros países que foram impactados primeiro com a Covid-19, notadamente a China, é que superar os desafios será algo desafiador.
A retomada tem mostrado que mesmo os negócios que sempre foram um sucesso, muitas franquias em especial, também precisam neste momento de reinvenção. O desafio é entender esse novo consumidor, o que ele quer, quais suas necessidades, qual o valor que quer investir.
Buscar conhecer esse novo cliente pede pesquisa, compilar dados, entender o que recebeu de volta da conversa. Em artigo publicado por Ana Vecchi, consultora de empresas, fundadora e CEO na Ana Vecchi Business Consulting, ela diz que “pesquisa significa ter as perguntas e respostas registradas, compilar os dados e definir o que vai vender de verdade! Não basta apenas perguntar e “ter uma ideia” do que querem”, explica.
No mesmo artigo, ela traz uma pesquisa denominada NDC (Nova Dinâmica de Consumo), realizada online pela GisTarget, que pode direcionar a obter estas respostas:
1. Até que ponto a crise alterou o comportamento de seu cliente/público-alvo?
2. O que mudou nas escolhas de consumo?
3. Que grau de importância cliente/público-alvo confere ao seu negócio agora?
4. Quais hábitos de consumo seu cliente tem modificado atualmente?
5. O que motiva suas escolhas hoje?
6. Por quanto tempo vai perpetuar esse novo comportamento?
7. Qual a percepção que seu cliente tem, atualmente, de sua marca?
Com base nas respostas, o empresário pode readaptar seu negócio, pensando no atendimento, na apresentação dos produtos, na sua comunicação, até mesmo no lançamento de novos itens e serviços, por exemplo.
O sucesso de um negócio está diretamente ligado em atender os desejos de quem consome seus produtos ou serviços. Então, a retomada pede atenção tanto aos cuidados de higiene e segurança, como aos novos hábitos dos clientes.
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