Poucos são aqueles que nunca ouviram falar no termo Inteligência Emocional, mas você realmente sabe o quanto esse conceito pode mudar a sua vida e o modo como você guia a sua empresa? Há quem diga que a Inteligência Emocional nada tem a ver com os negócios, porém, o que move os empreendimentos são pessoas regidas por suas emoções, tanto positivas quanto negativas. Os seus sentimentos podem sim alterar em decisões e posicionamentos.

Para exemplificar melhor essa relação, separamos 7 dicas para conquista a inteligência emocional, seja em qual cargo for.
Saiba identificar seus pontos fortes
Nós temos nossas fraquezas e pontos fortes, saber identificá-los é o primeiro passo para chegar à inteligência emocional. Esse conhecimento te ajuda a perceber qual a sua melhor área de atuação e como se colocar perante ao seu negócio. E, permite, que você deixe as demais áreas para quem melhor atua com elas.
Seja empático e saiba ouvir
Atualmente, muito se fala em praticar a empatia. Para isso, basta se colocar no lugar do próximo e entender ambos os lados. Essa habilidade quando aplicada na gestão do seu negócio pode evitar conflitos e manter uma equipe coesa e unida.
Identifique o que precisa ser melhorado e trabalhe nisso
Sabe os seus pontos fracos? Aprenda a trabalhar neles e tentar melhorar a cada dia. Assuma um compromisso consigo mesmo e modifique aquilo que deseja evoluir. Pedir ajuda de pessoas próximas e colaboradores pode ser uma ótima pedida.
Saiba dividir as tarefas
Lembra da questão do ponto forte? Ninguém é bom em tudo e reconhecer isso e dividir as tarefas pode ser um grande diferencial para a sua empresa. Ninguém faz tudo sozinho e ter pessoas qualificadas ao seu lado é essencial para atingir o tão sonhado sucesso.
Aplique no autoconhecimento
Olhe para dentro de si mesmo. Aprenda a enxergar como você costuma agir em cada situação, seus momentos de calma, nervosismo e até indiferença. Converse com pessoas próximas que apontem as suas forças e fraquezas e questione se elas lhe chamariam para ajudar na resolução de algum problema.
Mantenha a mente aberta
Saiba que nada é permanente e tudo é mutável. Saber lidar bem com as mudanças e se adaptar é um grande diferencial nos dias de hoje e pode fazer sua empresa evoluir ainda mais.
Peça um feedback do seu comportamento
A melhor forma de saber se o seu comportamento está realmente mudando e você atingiu sua inteligência emocional e se abrindo para ouvir sugestões e opiniões. Faça reuniões regulares de feedback. Isso pode ajudar na sua evolução e na do funcionário também.
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