Sonho realizado. Franquia aberta e funcionando. Mas e agora? Nós já falamos aqui sobre algumas dicas para gerenciar a sua empresa/franquia, mas quais os principais erros cometidos pelos franqueados de primeira viagem?

Para ajudar aqueles que estão inseguros com os próximos passos e estão entrando em um mundo totalmente novo, a principal dica é quanto mais você souber sobre o ramo, maiores são as chances de conquistar exatamente aquilo que deseja. Por isso, separamos 10 erros comuns entre os franqueados que estão entrando neste mercado. Mas a intenção é evitá-los, ok?
1. Não se dedicar ao negócio
Este é um dos maiores e mais preocupantes erros dos principiantes. Sempre há aqueles que acreditam que a franquia, por ser um modelo de negócio consolidado, não precisa de tanta dedicação. Basta nomear um gerente. Porém, o caminho não é este. Os negócios de maiores sucessos são aqueles em que os donos entram de corpo e alma, principalmente nos primeiros meses.
2. Falta de conhecimento no ramo
Não é necessário um diploma na área ou conhecimento prévio sobre o tema. Porém, a partir do momento da sua decisão, é necessário fazer uma imersão e aprender o máximo de coisas possíveis sobre o ramo do seu negócio. Principalmente as etapas até o seu consumidor final e o trabalho que é vendido/ entregue. Além de claro, ficar de olho nos concorrentes.
3. Escolher uma franquia incompatível com o seu perfil
No mercado há diversos tipos de franquias. Cada uma delas atua de forma completamente diferente. Têm aquelas que exigem um trabalho maior aos fins de semana, outros no período noturno ou aquelas que trabalham apenas durante a semana. Seja ela qual for, escolha aquela que mais tem a ver com o seu modo de trabalho e rotina de vida. Não cometa o erro de, na hora de escolher o negócio que vai investir, pensar apenas na parte financeira e não olhar para outras questões.
4. Não ter habilidade para lidar com as pessoas
Além de ter a habilidade de gerenciar pessoas e ser um bom líder, lidar com pessoas faz parte de todo o processo. Seja com o seu funcionário ou com o seu cliente, saber agir e falar de forma educada e compreensiva já garante mais da metade do caminho até o sucesso.
5. Não seguir as orientações da franqueadora
Uma franquia é um modelo de negócio consolidado que comprovadamente dá certo. Por isso, todas elas têm um padrão a ser seguido. Siga! Todas as orientações foram estudadas, desenvolvidas e testadas, já deram certo em outras unidades.
6. Acreditar que não terá cobranças
Por se tratar de um modelo a ser seguido, o franqueado sempre será cobrado. Além disso, ser dono do próprio negócio significa ter outro tipo de cobrança, a dos clientes. Este sim, exigem o melhor do seu negócio. Por isso, saiba lidar com essa expectativa e cobrança.
7. Não saber negociar de forma adequada
As negociações são a alma do seu negócio, tanto com fornecedores como com os clientes. Saiba procurar o melhor preço e valorizar o seu produto, sem esquecer de ser maleável e empático.
8. Não separar o caixa da empresa das despesas pessoais
Essa separação é necessária para que as contas fiquem equilibradas. Isso pode causar sérios danos ao andamento do seu negócio. O empreendedor precisa ter o valor necessário para que ele e sua família possam viver enquanto o negócio não atinge o equilíbrio, além do dinheiro destinado para a franquia.
9. Não se planejar financeiramente de forma adequada
É preciso saber exatamente qual o valor das suas despesas mensais e custos fixos. Reformas são constantemente necessárias, além de imprevistos e folha de pagamento. Tudo isso deve ser a sua meta no decorrer do mês e são as contas que precisam ser cobertas.
10. Deixar de se atualizar profissionalmente
Faz parte de um líder se atualizar e saber todas as movimentações e estratégias para o seu negócio. Todos os dias, novidades surgem no mercado. A partir disso, é possível ter insights que ajudarão a franquia a crescer cada vez mais.
Segundo o empresário Denis Sá, cofundador da franquia Enjoy, o caminho direto para que esses erros não aconteçam é apostar em uma franquia de risco zero. “Muitos acabam por contratar um gerente geral como ‘dono da franquia’. Isso é perfeitamente normal quando a franquia te dá todo o suporte necessário para que a empresa tenha futuro. Nós da Enjoy oferecemos essa garantia justamente para que os nossos franqueados saibam lidar com essas dificuldades e tenham suporte total” comenta Sá.
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