Não há limites para quem quer se tornar um grande empreendedor. Você não precisa necessariamente de um diploma universitário, um monte de dinheiro no banco ou mesmo experiência em negócios para iniciar algo que pode se tornar o próximo grande sucesso. No entanto, você precisa de um plano forte para executá-lo.
1. Avalie-se.
Vamos começar com a pergunta mais básica: por que você deseja iniciar um negócio? Use esta pergunta para orientar que tipo de negócio você deseja iniciar. Quer estabilidade financeira? Quer fazer a diferença na vida de alguém? Quer colocar em pratica o seu propósito de vida? Quer garantir o seu futuro e sua aposentadoria? Quer deixar um legado? Quer mais liberdade? Depois de ter o motivo, comece a se fazer ainda mais perguntas para ajudá-lo a descobrir o tipo de negócio que deve iniciar e se você tem o que é preciso. Quais são suas habilidades? Onde está sua paixão? Quanto você pode investir? Quanto capital você precisa? Você está pronto para ser um empreendedor? O importante é ser extremamente honesto com suas respostas. Isso criará uma base para tudo o que você fizer daqui para frente, por isso é melhor saber a verdade agora do que depois.
2. Pense em uma ideia de negócio.
Você já tem uma ideia de negócio incrível? Se sim, parabéns! Você pode prosseguir para a próxima seção. Caso contrário, existem várias maneiras de começar a pensar em uma boa ideia ou até na possibilidade de investir em uma franquia já solidificada no mercado e que tenha o perfil das suas respostas sinceras.
3. Faça pesquisas de mercado.
Alguém já está fazendo o que você quer começar? Então une-se a ele. Comece a pesquisar seus possíveis parceiros dando preferência para as empresas que tenham o mesmo propósito que o seu e que tenham a marca reconhecida no mercado.
4. Obtenha feedback.
Permita que as pessoas interajam com serviço e vejam qual é a opinião delas. Um novo conjunto de olhos pode ajudar a apontar um problema ou uma solução que você pode ter perdido. Além disso, essas pessoas se tornarão seus primeiros defensores da marca, especialmente se você ouvir suas opiniões e elas gostarem dos seus serviços. Depoimentos de boca em boca podem ajudar a fazer uma grande diferença.
5. Escreva seu plano de negócios.
Um plano de negócios é uma descrição escrita de como a sua empresa evoluirá desde o início do produto final. A vantagem de se unir a uma marca já sólida no mercado, como as franquias, por exemplo, é a de que já existe um plano traçado e de sucesso, contemplando o nome fortalecido no segmento que vai atuar, a descrição do negócio, estratégias de mercado, análise competitiva, design e desenvolvimento, operações e gerenciamento, fatores financeiros, enfim, um negócio já amadurecido e seguro para investimento.
6. Financie seus negócios.
Existem várias maneiras diferentes de obter os recursos necessários para iniciar seu negócio. Você pode se autofinanciar com a venda de algum patrimônio, solicitar empréstimos familiares, pedir concessão de verbas para pequenas empresas, se inscrever em grupos de investidores ou procurar um empréstimo bancário ou linha de crédito.
7. Vista a camisa da sua própria empresa.
Para ajudar você ter sucesso com seu negócio, comece a aprender o máximo possível sobre o universo dele. Se for uma franquia Enjoy Inglês Profissionalizante, por exemplo, se alie a pessoas que possuam os certificados ou requisitos educacionais necessários para que, quando alguém perguntar sobre seu serviço, você esteja pronto para aproveitar uma boa oportunidade.
8. Comece a construir sua equipe.
Para dimensionar seus negócios, você precisará transferir responsabilidades para outras pessoas. Você precisa de uma equipe qualificada e é importante indicar à eles seus objetivos claramente. Certifique-se de que todos entendam a visão e seu papel nessa missão desde o início.
9. Fortaleça a cultura da empresa.
A cultura da empresa deve ser fortalecida constantemente criando uma atmosfera positiva. Os valores, propósitos e o foco devem ser compartilhados por todos os colaboradores do negócio, pois eles são extremamente importantes para o sucesso no segmento de mercado no qual a empresa faz parte.
10. Encontre um local com o perfil do seu negócio.
A localização é muito importante para que seu negócio prospere, por isso comece considerando quem são seus clientes e qual a importância do seu negócio na região ou proximidades. Uma das vantagens de se unir a uma rede de franquias é o estudo prévio realizado pelo franqueador das potenciais regiões onde o negócio pode se instalar com sucesso.
Fonte: Entrepreneur